vitória do executivo

Assembleia derruba necessidade de plebiscito para privatizar Corsan, Banrisul e Procergs

18.386

A gestão do governador Eduardo Leite (PSDB) emplacou um vitória significativa nesta terça-feira. Isso porque a Assembleia Legislativa derrubou a necessidade de plebiscito para que o Piratini faça eventuais privatização de estatais no Estado. Com um escore folgado, por 35 votos a 18, os deputados estaduais aprovaram em segundo turno a chamada Proposta de emenda à Constituição (PEC 280). A PEC, na prática, dispensa a necessidade de consulta popular para a venda da Corsan, do Banrisul e da Procergs. Essas empresas tinham, até então, cláusulas que precisavam ser "derrubadas" para serem vendidas. Ainda em março, o governador acenou com o desejo de repassar o controle acionário da Corsan à iniciativa privada.

'Em momento algum o governo se omitiu', fala secretário de Saúde em CPI

Ainda em 2019, o deputado deputado Sérgio Turra (Progressistas) apresentou a PEC, o que, em pouco tempo, teve a adesão do Piratini. A partir de agora, o próximo passo do Executivo gaúcho é apresentar um projeto específico que traga o detalhamento para a venda da Corsan. Desta vez, serao necessários 28 votos na AL, o que, em tese, o governo deve conseguir.

A REPERCUSSÃO

Veja, abaixo, o que disseram os deputados Valdeci Oliveira (PT) e Giuseppe Riesgo (Novo).

"Vitória! A PEC 280/2019 acaba de ser aprovada por 35 votos a 18. Com isso, extingue-se a necessidade de plebiscito para privatizar a Corsan, o Banrisul e a Procergs. É mais um passo em direção às tão necessárias privatizações no nosso Estado" - Giuseppe Riesgo (Novo)

Três CPIs no Legislativo e uma mesma estratégia do governo

"Triste noite para a democracia gaúcha: governador Leite, por meio da sua base parlamentar, acabar de enterrar a possibilidade da realização do plebiscito popular anterior à privatização da Corsan, Banrisul e Procergs. Felizmente, eu e minha bancada não estamos no lado dos vencedores hoje" - Valdeci Oliveira (PT)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Déficit habitacional em Santa Maria é desconhecido, admite prefeitura

Próximo

'Em momento algum o governo se omitiu', fala secretário de Saúde em CPI

Política